domingo, 29 de agosto de 2010

Escrita e reescrita: um constante aprendizado

Apresentação da Coletânea de Artigos de Opinião produzidos pelos estudantes do 3° ano da Escola D’Ávila Lins, sob orientação da professora Maria José Paulino, nas oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa/2010.

Escrita e reescrita: um constante aprendizado


Todas as experiências vivenciadas nas produções textuais registram anseios, questionamentos, recusas, encantos, desdobramento de ideias.
O ato de produzir um texto requer jogo com as palavras: enumeração, seleção, exclusão. A elaboração da tese, o contraponto dos argumentos e o convencimento, tudo isso assemelha-se ao tear de um artesão.
Atuar, então, como aquele que escreve a partir do olhar atento e crítico sobre o lugar onde vive, exige muito labor, observação minuciosa e conhecimento das preocupações sociais.
A exposição do ponto de vista de cada um dos estudantes que vivenciaram as oficinas e pesquisas propostas pela segunda Olimpíada de Língua Portuguesa foi resultado de um trabalho árduo, de paciência, escrita e reescrita, erros e acertos.
Finalmente, temos aqui um fruto de grande apreço: a coletânea de Artigos de Opinião. Resultado da persistência, formulação de ideias, elaboração de conceitos e conclusões.
O registro e divulgação deste material visa incentivar e motivar a realização de outras escritas, com exposição do ponto de vista sobre a vida e as experiências de mundo.



Maria José Paulino (Professora de Língua Portuguesa – Licenciada em Letras pela UFPB)

Nenhum comentário: